15 Dicas de redação para se sair bem nas provas

Primeiramente, o tema da redação é sempre uma surpresa até a data da prova. Por isso, é fundamental que você fique por dentro de assuntos da atualidade e pratique a sua escrita e argumentação com diferentes temáticas. Portanto, aqui trataremos de 15 Dicas de redação para se sair bem nas provas. Assim, você estará mais preparado para o que virá.

Não se perca em divagações em seu texto, pois além de correr o risco de fugir do tema e acabar ultrapassando o número de linhas. Por isso, não utilize palavras e informações desnecessárias. Dessa forma, só irá causar uma má experiência na leitura do seu texto, podendo até mesmo deixar o seu leitor entediado.

Portanto, use uma linguagem clara e fácil de entender. Nesse sentido, o desafio é fazer o leitor captar a mensagem. Fazer-se entender é responsabilidade de quem escreve

1 – Seja natural (15 Dicas de redação para se sair bem nas provas)

Imagine que o leitor esteja à sua frente ou ao telefone conversando com você. Fique à vontade. Espaceje as frases com pausas. Sempre que couber, introduza uma pergunta direta. Confira a seu texto um toque humano. Você está escrevendo para pessoas. Gente igual a nós.

2 – Use frases curtas

Com elas, você tropeça menos nas vírgulas, nos pontos ou nas reticências. “Uma frase longa”, ensinou Vinicius de Moraes, “não é nada mais que duas curtas.”

3 – Ponha as sentenças na forma positiva

Diga o que é, nunca o que não é. Em vez de escrever “ele não vem regularmente ao trabalho”, escreva “ele falta ao trabalho”.

4 – Prefira palavras curtas e simples

Os vocábulos longos e pomposos criam uma barreira entre leitor e autor. Fuja deles. Enfim, seja simples. Entre duas palavras, prefira a mais curta. Entre duas curtas, a mais expressiva. Casa, residência ou domicílio? Casa. Casamento ou núpcias? Casamento. Advogado ou causídico? Advogado. Só, somente ou apenas? Só.

5 – Opte pela voz ativa

Ela deixa o texto esperto, vigoroso e conciso. A passiva, ao contrário, deixa-o desmaiado, sem graça.

6 – Leia e conheça o universo das palavras (15 Dicas de redação para se sair bem nas provas)

Escrever requer prática, mas sobretudo, repertório. E isso pode ser adquirido com treino, ou seja, quanto mais você lê, mais conhece o universo das palavras e assim consegue entender o raciocínio de quem as escreve. Não é por acaso que o segredo de grandes escritores está nas suas referências. Eles leem, assimilam e praticam o que aprenderam, dando vida a novos escritos.

7. Treine a escrita, pois a prática faz o bom escritor

O aprendizado fica ainda mais fundamentado e solidificado quando temos alguém para nos orientar, portanto, escreva muito, mas sempre que possível solicite a correção de seus textos para alguém com conhecimento específico na área.

8. Saiba do que está falando

Antes de tudo, você precisa conhecer muito bem o tema, o propósito e o objetivo do seu texto. Tal etapa precede o início da redação.

9. Usar gramática e pontuação corretas (15 Dicas de redação para se sair bem nas provas)

É claro que todos entendem, sem dúvida alguma, mas precisamos obedecer a as normas gramaticais. Na sua redação, você deve obedecer à norma culta: cuidado com a regência, crase, concordâncias verbal e nominal, ortografia.

10. Use sinônimos e não termos confusos

Simplifique a linguagem: Textos rebuscados, cheios de palavras difíceis, podem se tornar cansativos e confusos, por isso, evite usar esse recurso. O que será avaliado é a coesão dos argumentos, então não se preocupe em ficar enfeitando para demonstrar inteligência;

11. Considere um tempo para prática e revisão

Sendo assim, comece a praticar suas redações considerando o tempo necessário para a revisão, mas tome cuidado: se você deixar a redação para a reta final da prova e deixar os últimos cinco minutos para reler o que fez, provavelmente não revisará com qualidade, sendo assim, o ideal é se organizar para evitar isso.

12. Sua letra legível (15 Dicas de redação para se sair bem nas provas)

Uma das primeiras regras da redação tem tudo a ver com sua letra. Isso acontece porque a dificuldade de leitura pode influenciar na avaliação. Por isso, é importante que sua letra seja legível. Não é preciso que a caligrafia seja bem desenhada, basta que ela tenha fácil compreensão.

13. Evite pleonasmos viciosos

Os escritores se valem do pleonasmo (repetições) como um recurso para reforçar uma ideia. Mas a repetição que acontece quando não se domina a linguagem é malvista. Por exemplo: subir para cima, protagonista principal, ver com seus próprios olhos, surpresa inesperada, outra alternativa, retomar de novo, pessoa humana e similares.

14. Cuidado com as abreviaturas:

Não há pressa no mundo que justifique um texto cheio de abreviaturas. Elas devem ser empregadas apenas quando forem indispensáveis. Então, para não correr o risco de errar, consulte dicionários e outras fontes de informação para conferir as abreviaturas padronizadas. O ideal mesmo é escrever a palavra por extenso, assim a clareza textual não ficará comprometida;

15. Evite falar de temas paralelos ao que você está pensando.

Além de te confundir na hora de elaborar o seu texto, você pode acabar fugindo do tema ao começar a acrescentar fatos desnecessários e que não estejam relacionados a linha argumentativa de sua redação.

Pontos importantes (15 Dicas de redação para se sair bem nas provas)

É impossível tentar organizar melhor o texto, corrigir os erros e tirar nota boa sem reler o que se escreveu. Nesse sentido, coloque-se no lugar de um leitor que não sabe nada sobre o assunto abordado em seu texto e se pergunte: Será que ele entenderia sobre o que estou escrevendo e o meu ponto de vista?

Em uma redação não é necessário decorar os títulos, mas tente compreender o que é exigido em cada um e guarde as palavras-chave que te lembrem de cada um. Portanto, na hora da prova, escreva essas palavras em ordem e certifique-se de que seu texto atende a todas elas.

Caso você tenha dificuldade na escrita, há diversos cursos de gramática que podem ajudar. Sendo assim, outra indicação é ler mais, a leitura permite que as pessoas tenham contato com a ortografia correta, além de auxiliar na promoção de criatividade e aquisição de cultura.

Ter uma boa comunicação é indispensável para profissionais de todos os setores. Portanto, além de desenvolver as habilidades técnicas para uma vaga, precisamos realizar cursos de gramática e ortografia para ter mais afinidade com o português “correto”.

Links relacionados (15 Dicas de redação para se sair bem nas provas)

Este blog utiliza cookies para garantir uma melhor experiência. Se você continuar assumiremos que você está satisfeito com ele.